Notícia e entretenimento da cidade!

Trem Campinas-São Paulo será implantado por consórcio de brasileiros e chineses

  • Notícias
  • >
  • Trem Campinas-São Paulo será implantado por consórcio de brasileiros e chineses

Foto CRRC

O vencedor do leilão de concessão do Trem Intercidades que vai ligar a cidade Campinas a São Paulo foi o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte. O consórcio foi o único a apresentar proposta.

O lance vencedor ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação. O vencedor também vai operar o Trem Intermetropolitano que vai atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. Também terá que realizar obras de melhorias na Linha 7-Rubi.

 

O investimento previsto no projeto do trem é de R$ 14,2 bilhões. A concessão é para explorar o serviço por 30 anos. Quando estiver operando, o Trem Intercidades deve fazer as viagens entre SP e Campinas em 1 hora e 4 minutos, com velocidade de até 140 km/h. O preço da tarifa será R$ 64.  O Trem Intercidades terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e promete ser o mais rápido do Brasil.

 

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

 

A estimativa é que o empreendimento beneficie cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gere mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Associação da Mata Ciliar alerta sobre criação de animais silvestres como pets

A Associação da Mata Ciliar, que tem convênio com Vinhedo, alerta sobre a criação de animais silvestres como pets de estimação. De acordo com a instituição, essa conduta, “somada com a ignorância e a desinformação sobre as espécies, compromete a vida desses indivíduos”.

Ceprovi abre 100 vagas de bolsas para cursos técnicos em Vinhedo

O CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) está com matrículas abertas até o próximo dia 5 de julho para bolsas de estudos gratuitas integrais nos cursos técnicos de Química, Segurança do Trabalho, Administração, Nutrição e Dietética e Logística.

Vinhedo amanhece com chuva e pode registrar frio de até 11°C durante a semana

Esta segunda-feira, dia 27, em Vinhedo, amanheceu chuvosa, e a semana na cidade, até esta quinta-feira, dia 30, pode ter frio de até 11°C, de acordo com o site meteorológico Climatempo.

Aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini em Vinhedo

O Social Vinhedo realizou neste sábado, dia 25, a cobertura fotográfica do aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini, em Vinhedo.