Notícia e entretenimento da cidade!

Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos

  • Notícias
  • >
  • Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos
Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos

Monumento próximo a entrada de Vinhedo sentido Rodovia Anhanguera

Nesta terça-feira, dia 2, Vinhedo completa 75 anos de emancipação. A história da cidade teve início em 1620, com o surgimento de um pequeno povoado na Estrada da Boiada, que também era conhecida como rota dos bandeirantes e dos tropeiros, devido ao transporte de gado e outros produtos.

Após mais de três séculos, em 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou uma lei criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí, tornando-se um dos principais locais na região e atraindo novos moradores. A população, que era formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, caracterizada pela grande quantidade de videiras, como a base da economia local. Com o crescimento do povoado, problemas começavam a surgir e assim pessoas influentes como médicos, jornalistas e famílias tradicionais, captaram os anseios da população em se separar de Jundiaí e iniciaram o processo de emancipação do Distrito.

No dia 24 de outubro de 1948, um plebiscito oficializou a emancipação de Rocinha e seu desligamento de Jundiaí e, em 1949, o território tornou-se um município, com a posse do primeiro prefeito, o médico Abrahão Aun, e vereadores, além de receber o nome de Vinhedo, escolhida em homenagem ao principal produto agrícola da cidade, a uva.  A história conta que durante a emancipação da cidade, surgiram outros três possíveis nomes:  Vinhalândia, Videral e Arariúna. Informações e fotos são uma parceria do Social Vinhedo e FotoNelson para resgate da história. (Fotos: Registro Nelson Nathalino Braghetto, Foto Nelson, autorizado pelos sucessores).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Com super-heróis e serviços gratuitos, Praça Sant’Ana recebe evento neste sábado em Vinhedo

Neste sábado, dia 5, a Praça Sant’Ana, em Vinhedo, será palco de um evento especial promovido das 9 às 13 horas que contará com a presença de super-heróis e uma programação voltada ao bem-estar, à cultura, à saúde e à segurança da população.

Criação do “Dia Nacional do Orgulho Autista” é aprovada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Orgulho Autista, a ser comemorado anualmente em 18 de junho. A proposta tem como objetivo ampliar o debate sobre a neurodiversidade, promover a conscientização sobre o autismo e reforçar a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

Com presença de Maurren Maggi, Vinhedo lança pedra fundamental de Centro Olímpico de Atletismo

A campeã olímpica Maurren Maggi estará em Vinhedo neste sábado, dia 5, às 10 horas, para participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Excelência em Atletismo, que será construído na antiga área da empresa Saint-Gobain, no Jardim São Matheus. O evento marca o início das obras de um complexo esportivo com estrutura de padrão olímpico, voltado à formação de atletas e ao fortalecimento do esporte na região.

Morador de Vinhedo cria Liga Feminina de Tênis para incentivar participação no esporte

Apaixonado por tênis há mais de três décadas, o empresário Júlio Cesar D’Auria, 67 anos, morador de Vinhedo há 20 anos, decidiu transformar sua vivência no esporte em uma iniciativa voltada para o fortalecimento da presença feminina nas quadras. Com experiência em mais de 200 torneios disputados e mais de 50 troféus conquistados em ligas pelo interior de São Paulo, D’Auria notou uma lacuna na participação de mulheres em competições e resolveu agir.