Notícia e entretenimento da cidade!

Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos

  • Notícias
  • >
  • Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos
Viaje no tempo: de Rocinha a Vinhedo, a história da cidade que faz 75 anos

Monumento próximo a entrada de Vinhedo sentido Rodovia Anhanguera

Nesta terça-feira, dia 2, Vinhedo completa 75 anos de emancipação. A história da cidade teve início em 1620, com o surgimento de um pequeno povoado na Estrada da Boiada, que também era conhecida como rota dos bandeirantes e dos tropeiros, devido ao transporte de gado e outros produtos.

Após mais de três séculos, em 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou uma lei criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí, tornando-se um dos principais locais na região e atraindo novos moradores. A população, que era formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, caracterizada pela grande quantidade de videiras, como a base da economia local. Com o crescimento do povoado, problemas começavam a surgir e assim pessoas influentes como médicos, jornalistas e famílias tradicionais, captaram os anseios da população em se separar de Jundiaí e iniciaram o processo de emancipação do Distrito.

No dia 24 de outubro de 1948, um plebiscito oficializou a emancipação de Rocinha e seu desligamento de Jundiaí e, em 1949, o território tornou-se um município, com a posse do primeiro prefeito, o médico Abrahão Aun, e vereadores, além de receber o nome de Vinhedo, escolhida em homenagem ao principal produto agrícola da cidade, a uva.  A história conta que durante a emancipação da cidade, surgiram outros três possíveis nomes:  Vinhalândia, Videral e Arariúna. Informações e fotos são uma parceria do Social Vinhedo e FotoNelson para resgate da história. (Fotos: Registro Nelson Nathalino Braghetto, Foto Nelson, autorizado pelos sucessores).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Céu nublado e frio de 15°C podem marcar o final de semana em Vinhedo

Neste fim de semana, entre os dias 12 e 14, a previsão é de dias nublados e temperatura mínima de 15°C em Vinhedo, segundo o site meteorológico Climatempo.

Feira Noturna do Jd. Três Irmãos em Vinhedo terá show com Ruan e Banda nesta 5ª-feira

A Feira Noturna do Jardim Três Irmãos, desta quinta-feira, dia 11, conta com uma programação especial com música ao vivo com o cantor Ruan e Banda, a partir das 19 horas, na Praça Geraldo Thomé.

Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

Foi sancionada pelo governador do Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada nesta quinta-feira, dia 11, a Lei Estadual que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e na comercialização de cães e gatos no Estado de São Paulo.

Mais de R$ 2 milhões serão investidos em rede de esgoto em Vinhedo

Os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) aprovaram investir mais R$23 milhões em 12 municípios neste segundo semestre em ações na área de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.