Notícia e entretenimento da cidade!

Você conhece a história da Santa Casa de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece a história da Santa Casa de Vinhedo?

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 1º, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

O idealizador do projeto da Santa Casa de Vinhedo foi Abrahão Aun, médico clínico geral, que sonhava em construir um hospital para a população e também foi o primeiro prefeito do município.
A história conta que foi no ano de 1956 que aconteceu a primeira Assembleia Geral de Fundação e naquele mesmo ano que se formou a primeira mesa administrativa:
 
Provedor: Dr. Anésio Augusto do Amaral
Vice: Pe. Favorino Carlos Marrone
1º Tesoureiro: Dr. Abrahão Aun
2º Tesoureiro: Paulo Storani
1º Secretário: Durval Medeiros Soares
2º Secretário: Armando Isoldi
Mordomo: Manoel de Sá Fortes Junqueira
Procurador: Dr. Guerino Mario Pescarini
Mesários: Serafim Piffer, Miguel Bossi, José Matheus, Waldomiro Siqueira, Luiz Rotella
Conselho Fiscal: Mario Damasio e José Von Zuben / Carmelo Consolo, Antonio Medeiros Junior e Odilon Leite Ferraz.
 
O terreno para a construção do hospital foi doado pela família Corazzari, em abril de 1959 e a obra tornou-se realidade por meio de doações realizadas por irmãos, famílias, empresas e verba angariada na Festa da Uva, cujo objetivo inicial era juntar dinheiro para a construção da Igreja Matriz e da Santa Casa.
 
Em 1º de maio de 1962 foi inaugurada a Santa Casa de Vinhedo, com 50 leitos e 15 funcionários.
As atividades iniciais foram administradas por uma diretoria com treze membros e corpo clínico tendo como diretor Dr. Abrahão Aun, vice diretor Dr. Manoel Matheus Neto e secretário Dr. José Rachid Aun.
 
Até hoje é uma instituição filantrópica e privada, sem fins lucrativos, sua receita é mantida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), operadoras privadas, particulares, doações e projetos de órgãos públicos.
 
Atualmente, o hospital continua sendo o único da cidade e conta com 102 leitos, sendo 18 de UTI, 5 salas cirúrgicas e maternidade, e 390 funcionários. O hospital tem hoje como provedor Julliano Gasparini.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.