Notícia e entretenimento da cidade!

“Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino

  • Notícias
  • >
  • “Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino
“Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino

Grupo se apresentando na Semana da Consciência Negra

O projeto “Baque Mulher", com filial em Vinhedo e Valinhos, formado por 15 integrantes, é um movimento de empoderamento feminino fundado em 2021, em Vinhedo. O grupo tem como objetivo trazer diálogos sobre o feminismo, lutas antirracista e anti LGBTFobia, a partir de músicas tocadas em eventos e rodas de conversas, além de ensinamentos sobre o maracatu, ritmo musical de Pernambuco.

Em comemoração ao mês internacional da mulher, uma das fundadoras e coordenadoras do grupo, Elisângela Ribeiro, comentou em entrevista ao Social Vinhedo que o “Baque Mulher” promove um espaço seguro de acolhimento para mulheres em situações de violência e vulnerabilidade social. “O movimento surgiu em 2008, em Recife, pela Mestra Joana Cavalcante”.

Para participar do grupo, Elisângela falou que as interessadas não precisam saber tocar instrumentos. “Nós repassamos os conhecimentos adquiridos sobre o universo do maracatu, sobre a ancestralidade dentro do candomblé e empoderamento feminino. No projeto, as mulheres têm o direito de ocupar o lugar que desejarem, seja cantando ou tocando maracatu”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.