Notícia e entretenimento da cidade!

“Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino

  • Notícias
  • >
  • “Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino
“Baque Mulher” de Vinhedo faz ações de empoderamento feminino

Grupo se apresentando na Semana da Consciência Negra

O projeto “Baque Mulher", com filial em Vinhedo e Valinhos, formado por 15 integrantes, é um movimento de empoderamento feminino fundado em 2021, em Vinhedo. O grupo tem como objetivo trazer diálogos sobre o feminismo, lutas antirracista e anti LGBTFobia, a partir de músicas tocadas em eventos e rodas de conversas, além de ensinamentos sobre o maracatu, ritmo musical de Pernambuco.

Em comemoração ao mês internacional da mulher, uma das fundadoras e coordenadoras do grupo, Elisângela Ribeiro, comentou em entrevista ao Social Vinhedo que o “Baque Mulher” promove um espaço seguro de acolhimento para mulheres em situações de violência e vulnerabilidade social. “O movimento surgiu em 2008, em Recife, pela Mestra Joana Cavalcante”.

Para participar do grupo, Elisângela falou que as interessadas não precisam saber tocar instrumentos. “Nós repassamos os conhecimentos adquiridos sobre o universo do maracatu, sobre a ancestralidade dentro do candomblé e empoderamento feminino. No projeto, as mulheres têm o direito de ocupar o lugar que desejarem, seja cantando ou tocando maracatu”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Céu nublado e frio de 15°C podem marcar o final de semana em Vinhedo

Neste fim de semana, entre os dias 12 e 14, a previsão é de dias nublados e temperatura mínima de 15°C em Vinhedo, segundo o site meteorológico Climatempo.

Feira Noturna do Jd. Três Irmãos em Vinhedo terá show com Ruan e Banda nesta 5ª-feira

A Feira Noturna do Jardim Três Irmãos, desta quinta-feira, dia 11, conta com uma programação especial com música ao vivo com o cantor Ruan e Banda, a partir das 19 horas, na Praça Geraldo Thomé.

Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

Foi sancionada pelo governador do Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada nesta quinta-feira, dia 11, a Lei Estadual que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e na comercialização de cães e gatos no Estado de São Paulo.

Mais de R$ 2 milhões serão investidos em rede de esgoto em Vinhedo

Os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) aprovaram investir mais R$23 milhões em 12 municípios neste segundo semestre em ações na área de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.