Notícia e entretenimento da cidade!

Levantamento mostra as principais obras de saneamento básico desde a década de 60 em Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Levantamento mostra as principais obras de saneamento básico desde a década de 60 em Vinhedo

(Foto: prefeitura de Vinhedo)

Levantamento histórico e inédito feito pelo Social Vinhedo mostra os principais investimentos realizados em Vinhedo na área de saneamento básico ao longo dos anos. Veja as imagens e acompanhe a linha do tempo.

A primeira grande obra foi a construção da ETA 1 em 1967, na Vila Planalto, pelo então prefeito Antonio Elias. Já a primeira Represa, a de número 1, foi inaugurada em 1979, pelo então prefeito Zé Gasparini, que também foi responsável pela construção das represas 2 e 3.





Embora a cidade tenha crescido nos últimos 40 anos, a quarta represa veio somente 43 anos depois, em 2022, período em que o município passou de 15 mil habitantes para quase 80 mil. Neste ano, Vinhedo vai inaugurar sua quinta represa, que deverá ser entregue no próximo dia 30, dentro complexo que está sendo denominado “Parque Ecológico Bom Jardim”.





OBRAS

Paralelamente às represas 4 e 5, dois novos reservatórios de 1 milhão de litros cada um foram entregues: Observatório e Mirante das Estrelas. Está em vias de conclusão o desassoreamento da Represa 1, além da construção da adutora do Bom Jardim para a Represa 1. Também seguem sendo realizadas as adequações para o funcionamento da ETA 3 que, embora inaugurada em 2012, nunca funcionou; as obras de ampliação da ETA 2, triplicando o tratamento de água; e a implantação do novo reservatório de água tratada no Jd. Florido.





Para o futuro, a represa 6 já vem sendo planejada; a nova captação do Rio Capivari, construção do novo reservatório da Boiada, a restauração da Estação de Tratamento ETA 1 e a ampliação das represas 2 e 3, além do novo barramento e captação do córrego Moinho /Represa 4.





CRISE HÍDRICA

Vinhedo decretou situação de crise hídrica no mês de maio último e adotou o rodízio preventivo devido à baixa vazão nos rios e a falta de chuvas. Também as temperaturas atípicas do outono contribuíram.





Segundo dados de Monitoramento Hidrológico das Bacias PCJ, a média acumulada de chuvas tem se mostrado abaixo das expectativas.



iante dessas ocorrências, assim como nos meses anteriores, a vazão dos rios das Bacias PCJ também permaneceram abaixo da média histórica para o período.



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“RG Animal” para cães e gatos é lançado pelo governo federal

O SinPatinhas (Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos) foi lançado pelo governo federal nesta quinta-feira, dia 17. A iniciativa prevê gerar um banco de dados nacional para os pets.

Cristina Dib de Vinhedo lança livro “Através da Janela do Meu Ser”

A escritora Cristina Banderchuk Dib, moradora de Vinhedo, lançou seu primeiro livro, “Através da Janela do Meu Ser”. A obra, sensível e inspiradora, convida os leitores a refletirem sobre suas jornadas e se reconectarem consigo mesmos.

Tucano repousa em árvore na Vila João XXIII em Vinhedo

O seguidor do Social Vinhedo Tainan registrou este belíssimo tucano repousando em uma árvore em uma mata próxima à Rua Rancho Fundo, na Vila João XXIII, em Vinhedo.

Vinhedense Helena tem apenas 11 anos e é atacante do Guarani

Aos 11 anos, Helena Tedesco Perelló já dá passos firmes rumo a uma carreira no futebol feminino e, atualmente, veste a camisa do Guarani.