Notícia e entretenimento da cidade!

Monumento em homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo é inaugurado nesta 2ª na Capela

  • Notícias
  • >
  • Monumento em homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo é inaugurado nesta 2ª na Capela

Foto: secretaria de cultura e turismo de Vinhedo

Para homenagear o movimento do Samba de Roda de Vinhedo a prefeitura inaugura a partir das 9 horas desta segunda-feira, dia 20, feriado estadual da Consciência Negra, um monumento projetado e executado pelo artista Ruy Sauerbronn na Praça Aurora Sudário, na Capela.

O artista foi selecionado através de um concurso cultural que aconteceu em 2022 e foi viabilizado por uma emenda impositiva da Câmara Municipal, de autoria da vereadora Nayla de Souza, que destinou R$ 40.000,00 para a realização do monumento.

 

Em Vinhedo, o Samba de Roda da Dona Aurora (Sudário) é um grupo formado por descendentes de africanos que trabalharam como escravos nas fazendas de café da região no século XIX. É um dos poucos grupos que mantém a tradição do Samba de Bumbo até os dias de hoje. Na foto está o artista Ruy Sauerbronn e Luis Sudário, neto de Aurora Sudário, e que hoje representa o Sama de Roda Dona Aurora.

 

“Com a inauguração desta obra Vinhedo vai se destacando como uma galeria de artes a céu aberto. Junto com as fontes, Vinhedo tem mais de 15 obras espalhadas pela cidade”, dIsse o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, em entrevista ao Social Vinhedo.

 

HOMENAGEM

O samba de roda é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança.

O estilo, que surgiu no estado da Bahia, consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando, e está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia.

O samba de roda, originário da região do recôncavo baiano, foi o primeiro gênero musical brasileiro a se tornar patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, em 2005.

O Grupo de Samba de Roda de Vinhedo é um dos poucos sambas do interior paulista que ainda mantém seu trabalho reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam declarar imposto de renda até dia 31

Faltando 12 dias para o fim do prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam fazer as declarações, segundo informou a Receita Federal. Até o momento, já foram enviadas 16.384 declarações e a estimativa é que que 30.297 sejam emitidas na cidade até o próximo dia 31.

Carros se envolvem em acidente no cruzamento da Av. Independência em Vinhedo

O cruzamento das Avenidas Independência com Avelino Capellato, em Vinhedo, foi palco de mais um dos recorrentes acidentes de trânsito. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, dois veículos colidiram.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para o Memorial da América Latina em São Paulo

A edição de maio do projeto “Ônibus Cultural”, realizado pela prefeitura, terá como destino o Memorial da América Latina e o Paço das Artes em São Paulo.

Vinhedense Carol Valentim já cantou com Chitãozinho & Xororó e está lançando álbum

A lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos, antes conhecido como DPVAT teve sua sanção publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 17.